quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Conferência Nacional GLBT - DF

Aconteceu em Brasília no período de 5 a 8 de junho de 2008, no Centro de Eventos Brasil 21. A primeira Conferência com essa abordagem no mundo, o tema foi Direitos Humanos e Políticas Públicas: O caminho para garantir a cidadania de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT). O objetivo do encontro foi propor políticas públicas e a elaboração do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de GLBT, ao mesmo tempo em que avaliou e propôs estratégias para fortalecer o Brasil sem Homofobia - Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual. A BEM MULHER/MS esteve representada na 1ª Conferencia GLBT com a participação de 3 delegadas eleitas na etapa estadual.

1ª DIRETORIA

GENTE QUE FAZ! Da direita para a esquerda na foto: Ana Cláudia (Vice Presidenta) Cissa (Tesoureira) Cris Duarte (Presidenta) Jamille Weiss (Secretária)

BREVE HISTÓRICO BEM MULHER/MS

A Bem Mulher/MS surgiu através do incentivo do PROJETO SOMOS LÉS (idealizado pela ABL - Articulação Brasileira de Lésbicas, pela ABGLT -Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros com o objetivo de contribuir para a cidadania plena de mulheres lésbicas por meio de uma série de atividades de sensibilização e formação para as lideranças lésbicas no sentido da desconstrução dos valores de gênero tradicionais. Foi realizado um seminário nacional de capacitação de lideranças lésbicas com replicação nas cinco regiões do país. Na região Centro Oeste o seminário ocorreu em julho de 2007, em Goiânia – GO,construindo estratégias para o fortalecimento e criação de entidades/organizações lésbicas por meio da instrumentalização em desenvolvimento organizacional, advocacy e interação com a comunidade lésbica e Mato Grosso do Sul contou com duas participantes no seminário. Diante da inexistência de organizações em defesa dos direitos humanos das homossexualidades femininas no estado de Mato Grosso do Sul,iniciou-se o trabalho de mobilização de outras mulheres com o objetivo de formar uma organização em defesa dos direitos de mulheres lésbicas e bissexuais e após um ano de sensibilização do público em questão, no dia 28 de maio de 2008 fundou-se a Bem Mulher/MS sendo então a primeira organização do Mato Grosso do Sul com a missão institucional de promover o protagonismo, a cidadania e a visibilidade sócio política de mulheres lésbicas e bissexuais atuando nas políticas públicas sob a ótica de gênero.